terça-feira, 28 de abril de 2015

Nepal

Bom este é um post daqueles que preferia nunca ter de o fazer.
Faço-o não porque alguma vez tenha ido ao Nepal mas porque este nível de devastação me deixa o coração partido.
Tenho colegas que visitaram o país e as fotos do antes e depois são verdadeiramente arrepiantes.

Antes


Depois



Antes


Depois

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Pessoa

Quem me conhece sabe a minha paixão por Fernando Pessoa.
Sim o Homem dos heterónimos, o multi personalidades viciado em ópio.
O que começou como uma espécie de "amigos imaginários" em criança acabou por se tornar num estado de espírito.
Conseguiu criar uma humanidade só dele.
Não tem nada de coeso.
É confuso.
E é disso que eu gosto. Porque me revejo nesse labirinto.

"A vida é para nós o que concebemos dela. Para o rústico cujo campo lhe é tudo, esse campo é um império. Para o César cujo império lhe ainda é pouco, esse império é um campo. O pobre possui um império; o grande possui um campo. Na verdade, não possuímos mais que as nossas próprias sensações; nelas, pois, que não no que elas vêem, temos que fundamentar a realidade da nossa vida."



quarta-feira, 8 de abril de 2015

#Pleasure

Sim. É mais um post daqueles "pessoais". De mim para...mim.
Chove lá fora como é típico do mês de Abril. Mas está calor. Um calor primaveril que deixa antever o calor do Verão.
E é em dias como este que um bom livro na mão faz toda a diferença.
Adoro ler, chova ou faça sol. É uma das minhas grandes paixões e mal acabo um já tenho outro pronto para ser devorado.
Viajar faz parte de mim. Mas não só de avião. Através de um bom livro consigo viajar para vários países. Permite-me acima de tudo viajar no tempo.
Adoro viver várias vidas, como se em cada livro encarnasse a personagem principal. E nesses momentos estou numa vida que não a minha.
Já fui um milionário em Lisboa, um soldado na 1ª Guerra Mundial, uma terapeuta da fala, irmã de um menino autista, ja fui poeta,prostituta,jornalista já tive uma livravria na cidade de Barcelona em 1945, já naufraguei, casei, descasei,enviuvei...Já fui um filho incestuoso no século XIX,
Já fui uma revolucionária, prisioneira de guerra, ja fui nazi, fascista, republicana... Mil e uma vezes fui Fernando Pessoa que não consigo deixar de re-ler.
E não vou nem a meio das histórias que já vivi.
Gosto de histórias dos séculos passados. Gosto de mistérios, intrigas e enredos complicados. Odeio romances, ou livros que sejam só sobre o romance, Gosto da ansiedade pela página seguinte.
E o cheiro? Nada se assemelha à sensação de abrir o livro e sentir o cheiro das páginas que ainda não são minhas. Mas que serão. E serão de forma tão intensa como se fossem o meu diário.

Não consigo conceber um mundo sem livros. Da mesma maneira que não compreendo quem não os lê. Há sempre tempo. Não inventem desculpas.

Leiam por favor.
Faz tão bem à alma.




quarta-feira, 1 de abril de 2015

Sweet rainny April


Primeiro post fora do âmbito das viagens.
O meu mês.
Abril.
Não é por fazer anos. É porque é o mês da transição do inverno cinzento para a primavera sorridente.
Sim ainda chove. "Em Abril àguas mil" mas com Abril vem a esperança do Verão.
As flores começam a dar de si e a cidade ganha outras cores. A hora adianta e temos mais tempo de dia.
As pessoas nas suas correrias vão abrindo o sorriso. Sim, porque eu sou dessas pessoas que anda de acordo com as estações. Só mês de Dezembro, época Natalícia ando que nem uma criança nas ruas.
Mas o Sol traz outra energia, traz vontade de sair do trabalho e ir para a esplanada, traz a vontade dos passeios à praia, à beira rio, aos campos.. Vontade de estar na rua.
Se no Inverno prefiro o sofá e as mantas, assim que o sol espreita não consigo estar dentro de quatro paredes.
Enfim... Abril carrega com ele Esperança.