Sim. É mais um post daqueles "pessoais". De mim para...mim.
Chove lá fora como é típico do mês de Abril. Mas está calor. Um calor primaveril que deixa antever o calor do Verão.
E é em dias como este que um bom livro na mão faz toda a diferença.
Adoro ler, chova ou faça sol. É uma das minhas grandes paixões e mal acabo um já tenho outro pronto para ser devorado.
Viajar faz parte de mim. Mas não só de avião. Através de um bom livro consigo viajar para vários países. Permite-me acima de tudo viajar no tempo.
Adoro viver várias vidas, como se em cada livro encarnasse a personagem principal. E nesses momentos estou numa vida que não a minha.
Já fui um milionário em Lisboa, um soldado na 1ª Guerra Mundial, uma terapeuta da fala, irmã de um menino autista, ja fui poeta,prostituta,jornalista já tive uma livravria na cidade de Barcelona em 1945, já naufraguei, casei, descasei,enviuvei...Já fui um filho incestuoso no século XIX,
Já fui uma revolucionária, prisioneira de guerra, ja fui nazi, fascista, republicana... Mil e uma vezes fui Fernando Pessoa que não consigo deixar de re-ler.
E não vou nem a meio das histórias que já vivi.
Gosto de histórias dos séculos passados. Gosto de mistérios, intrigas e enredos complicados. Odeio romances, ou livros que sejam só sobre o romance, Gosto da ansiedade pela página seguinte.
E o cheiro? Nada se assemelha à sensação de abrir o livro e sentir o cheiro das páginas que ainda não são minhas. Mas que serão. E serão de forma tão intensa como se fossem o meu diário.
Não consigo conceber um mundo sem livros. Da mesma maneira que não compreendo quem não os lê. Há sempre tempo. Não inventem desculpas.
Leiam por favor.
Faz tão bem à alma.